Cursos
Até Quinta-feira 30 Maio 2019 - 12:00
Objetivo: O objetivo deste curso é apresentar de maneira introdutória a história da educação no Brasil e a constituição de um campo de políticas públicas de educação, e em seguida trazer o tema da qualidade da educação, que é hoje o tema central do debate sobre educação no Brasil, e como este vem sendo tratado em termos de políticas públicas ao longo das últimas décadas, já que desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 a qualidade passa a ser princípio da educação no Brasil e, portanto, deve ser objetivo da política educacional brasileira.
Justificativa: A educação é tema constante de debate na sociedade brasileira, sendo muitas vezes colocada em lugar de destaque nos diversos discursos que pensam a melhoria da nossa realidade social, política e econômica. O curso de extensão Política Educacional no Brasil e os indicadores de qualidade da Educação apresenta em uma perspectiva histórica como se deu a construção do que hoje entendemos como políticas de educacionais brasileiras, em conjunto traz um dos debates mais latentes desse campo na atualidade que é a discussão em torno da qualidade da educação.
O curso baseia-se na exposição do debate teórico e de levantamentos estatísticos da realidade educacional brasileira e serão tratadas questões como: a legislação educacional brasileira e suas mudanças ao longo da história; organização da política de educação no Brasil atual; os consensos e os principais debates em torno do conceito de qualidade da educação; as avaliações externas de larga escala da educação no Brasil; a construção de indicadores de qualidade de educação e o conceito de Custo-Aluno Qualidade Inicial proposto pelo Parecer CNE CEB 08/2010.
Público-Alvo:
- servidor público municipal jurisdicionado;
- membro de conselho social;
- cidadão comum;
- servidor de outra esfera de governo;
- servidor do TCM
Carga Horária: 12 horas
Total de Aulas: 04
Instrutora: Suelem Lima Benicio
Datas: 9/5, 16/5,23/5, 30/5
Horário: 5ª feira, 9 às 12h
Relação de inscritos:
NOME | USUARIO/MATRICULA |
ADILSON DA CUNHA CAMILO | 00061334 |
ANDRESSA REGINA VIZIN | 00065426 |
BRUNA FERREIRA DE ALMEIDA | 00065428 |
CAROLINE MENDES DA SILVA | 00066489 |
DANIELLA DEL VALLE | 00026829 |
DANIELLE GONCALVES BITENCOURT | 00062397 |
DEJAIR DA ROCHA TEIXEIRA | 00052251 |
DENISE DA SILVA MARTINS DA QUINTA | 00066488 |
Edinei Arakaki Guskuma | 00023836 |
ELAINE CRISTINA BORGES DE ARAUJO | 00066494 |
EMANUEL LINS | 00066492 |
ERGON CUGLER DE MORAES SILVA | 00064578 |
FELIPE RAMOS NEVES | 00066392 |
IZABEL CUNHA NASCIMENTO HEITOR | 00063932 |
IZABEL DE FÁTIMA LOPES DA SILVA SOUZA | 00040476 |
JAMILE ACAUã ARABI | 00054495 |
JANETE FERREIRA DOS SANTOS SOUZA | 00066481 |
JOYCE BOMFIM HUDSON | 00066490 |
JúLIA CAROLINA CAMPOS CARDOSO | 00066493 |
KEITI MENEZES PRIMO PEREIRA | 00065976 |
LUCINEIA DE OLIVEIRA NUNES | 00061500 |
MALENA DA SILVA SARAGON | 00066482 |
MARCELO FERREIRA DE JESUS | 00059982 |
MARIA APARECIDA DE MENEZES | 00053435 |
NASCIMENTO BATISTA SANTOS | 00066478 |
NEIDE MANOEL DA COSTA | 00061888 |
Renata da Graça de Arruda Camargo | 00052902 |
ROGéRIO ALVES DE SOUSA REIS | 00066479 |
TAMARA SANTANA DOS SANTOS | 00066480 |
THAYS DINIZ | 00066477 |
WILVER CUNHA PORTELLA | 00066491 |
Conteúdo Programático
1ª Aula - Política Educacional: Uma retrospectiva histórica
- A Educação nas Constituições da República Brasileira.
- A Educação na Constituinte de 1988 e princípio de qualidade.
- A LDB No. 9394/1996
2ª Aula – O debate sobre qualidade na Educação Brasileira
- Expansão dos sistemas de ensino como prejudicial a qualidade da educação.
- Expansão dos sistemas de ensino como fundamental para uma qualidade efetiva do processo educativo.
3ª Aula – Democratização, Fluxo escolar, Avaliação e qualidade da educação
- Expansão dos sistemas de ensino como fundamental para uma qualidade efetiva do processo educativo.
- Problemas de fluxo vistos como evidencia da necessidade de repensar os sistemas de ensino.
- A política de avaliações externas e o debate sobre aprendizagem.
4ª Aula – Indicadores, o valor anual mínimo por aluno e o CAQi
- A construção do Parecer CNE CEB 08/2010, que trata dos padrões mínimos de qualidade de ensino para a Educação Básica pública.
Metodologia de ensino
Serão realizadas aulas expositivas com dinâmicas que permitam a participação e interação constante dos alunos. Durante todas as aulas teóricas também serão apresentados exemplos práticos que permitam ao aluno visualizar melhor os conceitos trabalhados.
Critérios de avaliação
A média do aluno pode variar de 0 a 10, sendo 50% da nota referente a participação do aluno durante todo o curso e 50% será composta pela nota da avaliação final entregue no último dia de aula. Serão considerados aprovados os alunos que obtiveram no mínimo uma média 7.
Recursos físicos e didáticos
Para a execução das aulas serão utilizados a lousa, as canetas, o datashow, o computador e a internet. Os alunos demandam apenas de folhas e canetas esferográficas.
Referências
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